© 2023 by Sphere Construction. Proudly created with Wix.com

 

Acessos:

Site em desenvolvimento (ainda não adequado para celulares). Clique em CONTATO e envie seus comentários!

SAD 2017

CENTRO DA MEMÓRIA

Instalado no prédio da Rua da Bahia 52, no Centro de Belo Horizonte, que foi cedido pela UNIÃO à Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, o Centro da Memória da Engenharia deixou de ser um projeto de professores e ex-alunos idealistas para se transformar em realidade.

 

O prédio onde está instalado, no qual funcionou o Curso de Engenharia Sanitária, integra o complexo de imóveis da antiga Escola de Engenharia da UFMG, e está inserido no conjunto arquitetônico da Praça Rui Barbosa, ao lado da conhecida Praça da Estação, e é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico.

 

A criação do Centro da Memória da Engenharia foi uma iniciativa da Associação dos Ex-Alunos da EEUFMG, com o objetivo primordial de recuperar, reunir e manter o acervo técnico-científico e cultural da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais - EEUFMG, de seus ex-alunos, professores e funcionários, preservando a memória da Instituição em seu contexto histórico.

 

O Centro da Memória da Engenharia - CME possui como acervo mais de 1.600 equipamentos e instrumentos históricos, e mais de 22.000 livros, sendo parte destes últimos “obras raras”, algumas com edições seculares.

 

Todo este patrimônio está em fase de curadoria, catalogação e conservação.

 

Alguns equipamentos e livros já expostos mostram o potencial de um Museu, que além de expor inicialmente a memória da Engenharia Mineira irá também apresentar as Engenharias Brasileira e Mundial a todos os interessados com palestras e visitas dirigidas.

 

É um espaço atrativo e agradável para o cidadão que procura referências da prazerosa história da Engenharia.